A origem do Halloween vem das antigas tribos Celtas que viviam na Irlanda, Escócia e outros países. Para os Celtas o dia 1º de novembro era o de um novo ano e a chegada do inverno. Na virada de ano, eles comemoravam o festival de “Shamhain”, o lorde da Morte.
Os Celtas acreditavam que neste dia as almas dos seus entes queridos mortos, vagavam pela terra, incluindo também os fantasmas e bruxas. E para espantar os espíritos maus, eles usavam mascaras, faziam pequenas fogueiras e esculpiam o nabo (em vez de abóboras usava-se nabo), e colocando no nabo uma chama.
Foi o Papa Gregório IV que transformou o festival de “Samhain” para o dia de todos os mortos, que passou do dia 13 de maio para o dia 1º de novembro. E então a noite anterior ficou conhecida como Halloween (Hallown=Santificar).
No dia 2 de novembro a igreja lembrava-se dos mortos, orando por eles, a fim de ajudá-los em caso de estarem cumprindo alguma penitencia no purgatório. Muitos destes costumes são feitos hoje em dia no Halloween, como por exemplo, as crianças passam de porta em porta pedindo doces (comida), acredita-se que quem dá a comida, terá prosperidade, e quem não dará, a má sorte irá persegui-los.
Nenhum comentário:
Postar um comentário