domingo, 11 de março de 2012

Ouija - História

 Tudo começou em Hydesville, condado de Nova Iorque, em 1848. Duas irmãs, Kate e Margaret Fox, contataram o espírito de um vendedor que avia morrido anos antes misteriosamente. A notícia se espalhou rapidamente pela América Latina e Europa, causando uma febre espiritualista. Era o nascimento do moderno Espiritismo.
Depois disso, surgiram vários instrumentos para manter contato com o mundo espiritual. As empresas de brinquedos aproveitaram a oportunidade de trazer esses produtos ao mercado, então em 1886 um novo tabuleiro com as letras do alfabeto e números surgiu, superando todos ou outros instrumentos. Ele foi chamado de “tabuleiro falante”.
O novo tabuleiro era simples, não requeria nenhuma habilidade especial dos participantes. Quando o indicador se movia por si mesmo, era fascinante, não importava o que ele dissera, o fato era misterioso por si só e cheio de encanto.
O nome Ouija foi dado por Charles Kennard. Não se sabe ao certo a origem do nome, dizem vir de uma antiga palavra egípcia que significava boa sorte. Mas provavelmente o nome venha do nome da cidade marroquina Oujda.
Mas o pai do tabuleiro Ouija foi William Fuld. Sua empresa elaborou truques de Marketing para reinventar a história da Ouija, até mesmo dizendo que foi o inventor, e seu nome foi a fusão entre a palavra francesa “oui”, que significa sim, com apalavra alemã “já” com o mesmo significado. Ele também falou outras coisas, que o povo passou a ver o Ouija como um jogo de diversão, como qualquer outro. Fuld dirigiu a companhia durante 25 anos e, em fevereiro de 1965, subiu para o telhado de sua fábrica na Rua Harford, em Baltimore, para supervisionar o transporte de algumas mercadorias. Uma madeira do teto cedeu e Fuld caiu, encontrando a morte.
A partir de então começou-se a produção de Ouijas com muitas variações e desenhos. Hoje, muitos o conhecem como “jogo do copo”, “brincadeira do compaço”, “jogo da caneta”, entre outros que cada um apelida, existem também, como no passado, empresas que produzem variantes interessantes dos tabuleiros falantes. Muitos têm desenhos luminosos, os quais tentam 

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...